Pular para o conteúdo principal

Ser mãe!

Ser mãe .
Tarefa difícil.
Ainda mais nos tempos de hoje.
Antigamente;
No meu tempo .
Aff..
Soa como se fosse no século passado.
Bem enfim.
Fui criada de uma forma meio repressora.
Onde não se falava de nada.
Nada sobre sexo.
Nada sobre drogas.
Nem sei como sobrevivi.
Porque nos anos 80 .
A droga era uma coisa muito latente.
Era figurinha fácil de se ver.
Nos shows.
Os shows!
Amo música.
Sempre ia .
Na maioria das vezes escondida.
Com amigas na mesma situação.
Eu perguntava posso ir ao show tal?
Apenas se dizia não!
Não!
Mas porque não?
Não havia diálogo.
Era não e pronto.
Eu nunca experimentei drogas.
Nem maconha ,nem cocaína.
Não tinha vontade de beber.
Nada alcoólico.
Me divertia da minha forma do meu jeito.
Quem me ensinou?!
A vida.
Via com os meus próprios olhos.
Amigos meus em coma alcoólica.
Fumando e cheirando.
Via depois o efeito que aquilo gerava neles.
Sinceramente não gostava.
Me ofereciam direto.
Mais nunca precisei desses" baratos".
Para ser feliz.
Muitos já nem estão entre nós.
Por causa das drogas.
Só ouvia "se você usar drogas vai morrer."
Eu tinha pânico.
Mas jamais descriminei quem as usava.
Pois eram colegas e amigos.
Sobre sexo então!
Assunto proibido...
Aprendi ouvindo um lance aqui outro ali.
Lógico que de forma errada.
Quando fui mãe.
Disse a mim mesma.
Vou falar sobre tudo com os meus filhos.
Sempre falei.
Drogas,sexo e tudo.
Certo e errado.
Sexo ;
Um dia meu filho mais velho começou a namorar sério.
Sentei com ele, tinha 14 anos e o mais novo 8.
Peguei uma camisinha.
Uma garrafa dessas de vidro de refrigerante.
Mostrei como se colocava.
Eles arregalaram os olhos.
Expliquei que usando a camisinha.
Não era só para não fazer filho.
E sim par evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Eles ficaram meio assustados.
Mas expliquei de forma sutil.
Com as drogas foi a mesma coisa.
Mostrei o lado ruim.
A dependência.
Disse que se um dia eles fossem experimentar.
Que me chamasse.
Pois eu também iria .
Enfim:
Acho que educar não tem uma regra ou uma fórmula.
Cada um encontre a sua.
Mais acho que dialogar e mostrar o porque das coisas é importante.
Que dizer não, é preciso.
Mas explique o porque.
A fórmula da minha mãe deu certo sim.
Mas eu dei sorte,de nada de ruim me acontecer.
Os tempos são outros.
As drogas estão ai .
Bem mais sintéticas.
Com poderes devastadores.
O sexo também não fica muito atrás.
Ainda mais com toda essa quantidade de informação.
Vindo pelo celular,tablet...
Chegando na sua casa em um piscar de olhos.
Sem pedir licença.
Dialogo é fundamental.
Sobre tudo.
Pergunte como foi seu dia.
Mesmo que pareça chato.
Observe o comportamento.
Enfim eduque.
Eu fiz a minha parte.
Estou feliz com o resultado.
Pois eduquei para o mundo lá fora.
Lógico que tenho medo.
Ainda mais aqui no Rio.
A violência.
Mas de resto tô tranquila.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixa pra lá...

Tem certas coisas na vida... Que deixa pra lá... Pessoas que nem vale a pena. Vendem uma imagem falsa . As suas atitudes não condizem com o que falam. Aprendi que deixar pra lá , é o melhor remédio. Um dia a máscara cai. Aprendi também que a tempestade dos outros só a eles pertencem. Cada um carrega a sua cruz. Eu quero é paz...

Bem vindo! Fevereiro.

O conto

Bom dia! Então eu demorei para postar aqui. Essas últimas semanas foram bem corridas. Fui escolhida para uma antologia, que aborda casos virtuais. Porém tem os dois lados da moeda. O lado amorzinho, que mostra os casos que deram certo, pessoas que se encontraram virtualmente e acabaram até se casando. Tem também, o lado macabro da internet, de golpes,   psicopatas e maldade. O meu conto é do lado amorzinho.